domingo, 12 de janeiro de 2020

Contexto


Máscaras Sensoriais, Lygia Clark, 1967



Era uma casa muito engraçada
não tinha teto não tinha nada
ninguém podia entrar nela, não
porque na casa não tinha chão…
Vinicius de Moraes, A Casa

... Ao perceber que tinha ficado para trás, que tinha sido superado, ao invés de renovar-se, decide investir contra a evolução: passa a exaltar preconceitos estúpidos e a infame ignorância, elegendo-os bússola para a vida… Não admite, por frustração e mágoa, que as coisas decaiam naturalmente… Trabalha com afinco pela antecipação do fim… E ao olhar o futuro, por conta desse antipático paradigma, brada: se vamos todos morrer um dia que tal morrermos agora?… E traça seu projeto.
... Com promessa de reembolso, o verdugo sobe ao púlpito e com voz embargada (tom de gentil paternidade) lê 300 tábuas de lei num idioma severo, especialmente criado para a ocasião… Insanas, para honra e glória do mercado, as ovelhas entram no cio e, enquanto sacrificam consentidos nacos de nossas carnes, exaltam método tão canônico de desdizer os fatos, os objetos e as coisas… Apesar das aparências, vivemos bem – aparvalhados, verdade - porém, a salvo dos tiranos insepultos do passado por vênias dedicadas.
... Blindado pela vulgar mediocridade da notícia-mercadoria imposta pela hegemonia dos meios de comunicação dominados pelo conceito de lucro, o simplório torna-se refratário à racionalidade, à reflexão crítica e à educação política, restando suscetível apenas ao pensamento mágico articulado por consentidos e articulados vigaristas.
... Você sabe de onde vem o soco, de onde vem o choque, de onde vem o golpe… Você sabe dessa história o novelo, a ponta e o nó, e ainda por cima acha porreta dizer que tá tudo okey quando compartilha o vídeo do rapaz sendo torturado no quartinho do supermercado… Você sabe e acha legal… Você sabe dessa lógica, a circular… Você sabe, dane-se…
... Não basta julgar, tem que condenar; não basta condenar, tem que demonizar; não basta demonizar, tem que desumanizar; não basta desumanizar, tem que segregar; não basta segregar, tem que corromper; não basta corromper, tem que abusar; não basta abusar, tem que dominar; não basta dominar, tem que odiar; não basta odiar, tem que humilhar; não basta humilhar, tem que explorar; não basta explorar, tem que herdar; não basta herdar, tem que exaltar; não basta exaltar, tem que vitimar; não basta vitimar, tem que culpar; não basta culpar, tem que julgar; não basta julgar, tem que condenar...


Nenhum comentário:

Postar um comentário