sábado, 3 de março de 2012

A Tradição Relativa VII


Poster by HChangeri, in zazzle.com

O Dilúvio Chinês

Num belo dia estava um camponês a colher seu arroz, quando ouviu o ribombar de um trovão. - Estou farto de ti, deus dos trovões. Sei perfeitamente que fazes isto apenas para me aborrecer. Correu até sua casa e pendurou uma grande gaiola de ferro na parte de fora e disse aos seus dois filhos: - Fiquem dentro da casa até que eu diga para saírem. O deus dos trovões, brilhante como o som de mil sinos, bastante zangado com o camponês, apareceu por sobre a casa. - Desça daí, seu covarde - berrou o furioso camponês. - Não te escondas atrás das nuvens. E aguardou o deus empunhando sua forquilha, com os dois pés fincados no chão. Com um movimento rápido e ágil, o camponês apanhou o deus nos dentes do forcado e atirou-o dentro da gaiola. - Aí estás. Agora podes fazer barulho e enfurecer-te quanto quiseres que já não me incomodas. Não tardou que a chuva acabasse e as nuvens se dissipassem, o deus fora derrotado.

Na manhã seguinte, o camponês decidiu ir ao mercado. - Fiquem longe da gaiola. Não lhe dirijam a palavra, diga ele o que disser. Mais importante ainda, não deverão dar-lhe de beber. A uma distância segura, o filho e a filha do camponês observaram o prisioneiro na gaiola. Atrás das grades tinha uma aspecto inofensivo, contudo muito triste e desalentado. Ao longo de todo o dia o sol brilhou, até que as crianças sentiram sede e foram à fonte beber água. O deus, ao reparar numa gota que escorria pelo queixo da moça, disse com a voz fraca e em tom de lamúria bem diferente dos urros troantes do dia anterior: - Por favor, deem-me um pouco d'água. Não tendo os dois jovens lhe prestado atenção, o deus insistiu: - Tenho certeza de que o vosso pai não sabia que hoje ia estar assim tão quente. Num dia quente como este, todos deviam ter direito a um pequeno gole de água, sejam deuses ou humanos. A moça argumentou que não podiam desobedecer às ordens do pai e que aquilo era para o próprio bem dele. - E se eu vos der a minha palavra de honra que não ousarei tocar-vos?, disse sob aquele sol impiedoso. Os moços pensaram e concluíram que não haveria mal algum em aplacar a sede do deus, afinal era desumanidade negar água a quem quer que fosse. Mas não sabiam que a força e o poder do deus provinha da água. Mal a primeira gota lhe passou pelos lábios, recobrou seu antigo ânimo e libertou-se da gaiola. As crianças recuaram aterrorizadas mas o deus tranquilizou-as: - Nada temam. Disse que não vos faria mal. E pela bondade que demonstraram, vos darei um dos meus dentes. Plante-o e usem os frutos que ele gerar com sensatez. Dito isto, voltou para o céu.

Preocupados com o que o pai faria quando visse que o deus desaparecera, decidiram plantar o dente. Ao menos, quem sabe, nascesse dali alguma coisa que pudesse agradá-lo quando regressasse. Imediatamente irrompeu uma planta do chão e nasceu-lhe um único fruto: uma cabaça gigantesca e ficaram sem saber para que servia aquilo. Nesse momento voltou a chover e, quando o pai chegou do mercado, já havia grandes poças em redor da casa. - Vocês têm consciência do que fizeram? O deus dos trovões voltou para o céu e, para se vingar, irá inundar a terra. Por causa de vocês, vamos morrer todos afogados. Aquilo era uma injustiça, as crianças notaram. Havia sido ele e não elas quem tinha começado aquela querela. Mas agora era tarde, as águas já estavam à altura da cintura. - Terei que construir um barco para nós. Enfrentei o deus com uma forquilha de ferro, encerrei-o numa gaiola de ferro, por isto será num barco de ferro que irei proteger-me dele.

Lançou mãos ao trabalho e os filhos ouviam mais o ferro sendo batido que o som da chuva. O barco de ferro não tardou a ficar pronto mas as crianças não quiseram entrar a bordo. Lembraram-se do que o deus havia dito acerca do dente mágico. E descobriram a razão daquela cabaça ser imensa. Apesar dos protestos do pai quando subiu para seu próprio barco, as crianças entraram na cabaça gigante. E as águas subiram até que chegaram às portas do céu. Jamais um humano lograra aproximar-se delas, por isto, quando o camponês bateu com a força dos seus punhos e pediu ajuda, o senhor do céu foi apanhado de surpresa e quis saber que barulho terrível era aquele que se ouvia vindo da terra. Informado que tudo não passava de vingança do deus dos trovões contra o camponês, ordenou que as águas baixassem. Mas elas baixaram tão rapidamente que o barco de ferro estatelou-se na terra, partindo-se em vários pedaços ocasionando a morte do camponês. Felizmente para as crianças, a aterragem deles foi mais suave. A cabaça embateu contra o chão e balançou ainda umas quantas vezes, após o que as duas crianças pisaram o solo, nada sofrendo além de uns poucos arranhões. Foram os únicos sobreviventes daquela catástrofe. Como não havia nada para comer, o senhor do céu, os presenteou com uma bola de carne. Eles a repartiram em pequenos pedaços e espalharam ao vento. A cada pedaço que atingia a terra, nascia um novo ser humano. Dos lançados por Nu Wa, nascia mulher; dos lançados por Fu Xi, nascia homem. E assim, graças ao casal irmão primeiro, a terra pode ser novamente repovoada.


Um comentário: