terça-feira, 6 de julho de 2010

Esses Gregos... Primeiro nos deram a Democracia, agora Kanellos


Se o vissemos passar por nós em plena avenida, não daríamos a mínima bola. Talvez nos chamasse atenção a sua cor de canela e a coleira azul que portava ao pescoço. Mas ficaríamos nisso, mesmo porque estaríamos com pressa para saldar algum compromisso, por exemplo, e não íriamos perder o nosso tempo prestando atenção num vira-lata qualquer, dos quais as ruas estão cheias e o que faz a prefeitura que não dá um jeito nisso? E seguiríamos certos de que alguém sempre vai tomar uma providência afinal pagamos impostos para que?

Nasceu macho e de rua. Em 2004, por conta da realização dos Jogos Olímpicos de Atenas, como vários da sua laia, foi capturado, vacinado, castrado, etiquetado com uma coleira azul e devolvido à rua, que era o seu lugar de fato e de direito.

Kanellos tinha tudo para ser um cão a mais, desses que acordam todo dia e vai para onde sua vontade o leve e a fome o conduza, sempre na esperança de um dia encontrar o osso dos seus sonhos.

Mas quis o destino que fosse encontrar-se no campus da Universidade de Atenas. Aceito nas reuniões dos estudantes, teve logo completa sua formação revolucionária. Combatente intrépido, cultivou o saudável hábito de ir às ruas realizar a seu latido de protesto por causas dignas de serem protestadas sem temer o gás, o jato d'água e as balas da força policial.

Engajado até o rabo na luta pelo direito dos povos tomar satisfação dos desmandos e falcatruas de maus políticos, Kanellos se viu alçado a condição de vanguarda canina da revolução permanente. Largou de vez a viralatagem e tornou-se um indivíduo, um verdadeiro cão indivíduo, o mais indivíduo que já tive notícia nestes meus lassos e acanhados anos de vida.

Indivíduo no bom sentido - porque tenho na memória a declaração de um certo ocupante de cargo público que nos repreendia dizendo que cachorro também é gente, só para justificar gastos com cabeleireiro para sua cadelinha de estimação à custa do nosso suado dinheirinho. Penso num indivíduo, tipo indivíduo cidadão, que sabe onde o calo aperta e de que lado ficar e contra quem latir quando o referido geme e grita.

Sim, porque há espécies de indivíduos que mesmo com a pedra no sapato excatembando o pé, não se dá o luxo de ao menos seguir a máxima que ordena queixar-se ao bispo. Não, preferem aguentar de bico calado, sorrindo e acenando pra mamãe, como se vivessem um eterno roletrando televisivo. Esta casta, quando muito, engrossa estatísticas a favor da tradição e da propriedade e do direito de alguns ao privilégio. Muitos são chamados mas poucos os escolhidos e o bom cabrito não berra, já dizia a mulher do malandro.

O mais incrível disto tudo é que Kanellos faleceu em 2008 porém, em 2010, durante os protestos contra o arrocho fiscal decretado pelo MCE ao povo grego, a sua memória se fez presente na figura de outro cão cor de canela que atende pelo nome de Louknikos, o continuador da luta deste personagem digno de um momumento em qualquer praça pública.

Que o mito de Kanellos sobreviva e nossos netinhos possam ouvir, nos futuros bancos escolares que, no Olimpo, junto com Zeus e companhia, figura um da espécie canina arretado pra dedéu.

Evoé, Kanellos!


2 comentários:

  1. Arretado pra dedéu no Olimpo? E não foi presente de grego? Nem pertencia ao Magri?... Virou mito mesmo!

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Ei!
    Nesse sabado me deleito aqui
    com esse post maravilhoso.
    Mas sabe
    bom pensar sobre, pois ha um texto bblico que dz
    que faltando voz
    ate as pedras clamarão.
    E penso em tantas causas sem expressão
    tem sido defendidas com tanta ênfase..
    Pode nem ter nada a ver
    mas seu post
    me puxa a falar,
    a pouco alguem de perto
    me disse que acha otimo que alguem da classe X ou Y
    deve mesmo se candidatar
    a algo na politica, pois alguemdeve defender os direitos da classe deles.
    Mas puxa, sou intolerante
    é bem verdade,
    mas um cargo na politica não é para defender direitos do povo?
    Então por isso nossa politica vai sempre d emal a pior.
    Pois quem gosta de azul vai se candidatar pq acha essa deve ser 'a cor destaque do país'.
    Aff
    isso me irrita!
    Desculpa aproveitar seu post pra gritar,
    mas
    um dia teremos muitos caes
    engajados, afinal eles não falam :latem
    e mais importante :são fieis ,inclusive as causas.

    Bjins entre sonhos e delírios

    ResponderExcluir