domingo, 14 de março de 2010

Den Chou Masti Gol On

No longínquo, ensolarado e verdejante Oásis da Tranquilidade, o austero, extravagante e ufanista Tavinho Cobra Criada, no porão do seu palácio, produz em ritmo frenético (em seu notibuque de última geração, presente do Felópio Trajano, atual monarca da ilha artificial de Dibujiti, condado de Beija, na Alta Mesopotâmia Bizantina), gráficos 3D de tendências mercadológicas, painéis gigantescos de poses atléticas e viçosas naturezas mortas, embalado ao som de folclóricas árias medievas, mixadas pelo topi da vanguarda discojoquista atual, sir Miro Talagada.

Balela, a cozinheira vesga e taquígrafa nas horas escusas, adentra ao recinto trazendo numa baixela de prata duzias de passocas, lanche predileto do monarca à hora do brequifesti. Tal qual uma matraca, do tipo biela solta, enumera os precalços cotidianos a que se vê submetida todos os dias em que tem que se dirigir ao burgo para afazeres triviais e mundanos. O preço do amendoim aumentou mais uma vez, a carne seca anda em falta no mercado e a dívida palaciana com os vendeiros, nestes últimos três meses, pulou de dez para mil, sem que novos papéis fossem emitidos para corrigir tal distorção. Exasperado, o discipulo de Gauguin, recorda que a exemplo do que foi feito em benefício dos fornecedores de rolhas, vai emitir proclamação autorizando novas concessões de lotes de florestas virgens, terrestres e marítimas que, abençoadamente, cercam o vasto continente sob seus domínios, para serem exploradas, por quem os queira, por cem anos, revogáveis por mais cem, já que a Natureza, neste último semestre, tem sido pródiga em se auto renovar por conta própria.

Burocrácio Cancela, secretário particular, guarda costas e Phd em merchandaize, interrompe os pensamentos reais com a correspondência do dia, panfletos de lojas varejistas com as mais novas e imperdíveis promoções, além de dois ou três recortes de jornais de bairros com critícas veladamente desfavoráveis à arte de bem conduzir os negócios da china praticada pelo chefe. Áspero, emite ordens para que sejam redigidas e enviadas longas cartas explosivas a estes malagradecidos e que sejam canceladas as verbas propagadísticas para todo e qualquer pasquim que se atreva a propagar em alto e bom som que existe a mais remota suspeita de que a vaca está indo, resoluta e altaneira, para o brejo.

Porém nem tudo está perdido, assevera a enorbilíssima mordoma, ao lembrar que, para gozar é preciso relaxar. Detalha amiúde os preparativos para a festa de comemoração dos trinta e cinco anos de mandato e sessenta de oito de vida da insigne majestade e garante que será a mais exuberante de todos os tempos. Presidentes e plenipotenciários das províncias adjacentes e do além mar foram convidados e setenta e seis ponto oito por cento já confirmaram presença com margem de erro de dois ponto três, para cima ou para baixo. A grande surpresa programada será a repartição do colossal bolo confeccionado sob os auspícios de Populus, o maior confeiteiro da paróquia, trazido especialmente de Xaréu do Sul para tão delicada missão. Desta vez, todo e qualquer ser vivente na Ilha receberá um pedaço generoso do suculento bolo mais um pacote de meio quilo de jujubas, de cores variadas, para que possam se distrair durante os intermináveis e justos discursos dos inúmeros inscritos na solenidade de saudação ao lider. Uma tropa, devidamente treinada nos isteites e nas ruínas da Velha Tróia, fará a tradicional exibição de pipas, espetáculo que conseguiu, graças aos esforços de eminentes compadres, ser declarado, ontem à tardinha, patrimônio artístico da humanidade pela Liga das Nações Amigas, Adjuntas e Acerbas.

O peito largo tão amado se infla e sugere que talvez seja uma boa ideia programarem uma exposição dos seus trabalhos em tela. Alcançou a marca de nada menos que seis quadros, no último trimestre. É chegada a hora, brada, do mundo conhecer um pouco mais deste seu lado tão meticulosamente trabalhado nas horas vagas desde que deixou de frequentar o bar do Quinca toda quarta à noite. Quem sabe não apareça olheiro dalguma galeria européia e aí talvez, mexendo-se os pauzinhos certos, possa figurar numa ala reservada do Museu do Louvre, do Prado, do Vaticano ou até no da Madame Tussauds. Ah, que não esqueçam de distribuir entre o populacho, gratuitamente, chapéus de feltro, óculos de sol e reloginhos digitais com estampa de pandas, importados da Mongólia em troca de algumas toneladazinha de carvão e suco de beterraba enviados mês passado.

Certos de que, com firmeza e determinação, sendo as decisões certas tomadas, o resto é só aguardar por novas novidades que, roguemos ao divino, não nos pegue nunca de calças curtas. Então, mãos à obra, conclama o atarefado e criativo regente no instante mesmo em que acaba de ser invadido, de alto a baixo, por nova inspiração para mais uma tela pitoresca.

Com pompa e circunstância e, sobretudo, o máximo de sigilo possível para não atrair olhares curiosos, dá-se início à confecção do momumental bolo que, aguarda-se, alimentará toda a população da Ilha mais os milhares de convidados ansiosamente esperados para a festa magna.

Noite alta, céu risonho, bolo descansando no elefântico e imaculado cofre de trava eletrônica devidamente criptografada, sem que se saiba como, quem, onde, quando e porque, um teco da guloseima é, sorrateiramente arrancado. Fato este descoberto na madrugada, durante a programada ronda do comandante em chefe da guarda pessoal e intransferível que, sedento, deu uma passadinha na cozinha para molhar a goela.

Calamidade nacional. Estado de sítio decretado; forças armadas em alerta vermelho escarlate; todas as fronteiras fechadas com muros de arrimo; comunicados lacônicos, em código cifrados, foram enviados a todas as embaixadas tirando o executivo da reta, além da moratória de todos os compromissos internos e externos. Medidas estas tomadas um pouco antes do galo anunciar a aurora que, naquele fatidíco dia, veio um pouco mais cedo como para certificar-se de que tal ultraje houvera sido deveras cometido contra a mais sagrada das instituições de tão provecta República.

Juizes reuniram-se, ainda de pijamas, para redigir súmulas e acordãos baseados em circunstâncias e fatos passados, presentes e futuros, tudo dentro da mais alta observância das normas jurídicas nacionais e internacionais, visando a boa ordenação dos códigos e o cristalino entendimento que daí em diante, espera-se, seja aplicado por todas as instâncias decisórias no âmbito e corredores do judiciário. Aproveitando o intervalo para o cafezinho, todos os togados, aprovaram a instituição de mais uma Corte, para que a justiça possa ganhar eficiência, rapidez e, sobretudo, agilidade no processamento sumário de todas as demandas a ela submetidas.

O Parlamento, em sessão extraordinária e altamente conturbada, aprovou, após exaustivas consultas às bases e a todas as lideranças partidárias constituídas na base de apoio às reformas profundas em pról da governabilidade, em carater de urgência, noventa e seis ponto dezenove por cento de aumento nos seus próprios salários, sob alegação unânime de que com a crise de pânico instalada naquela casa, a confraria dos psiquiatras e psicologos, em face à demanda, iriam solicitar reajuste imediato das consultas e que, em vista disto, deveriam eles, os parlamentares, estarem sobejamente forrados e prevenidos para mais esta facada típica desses profissionais sobejamente sabido não possuírem qualquer tipo de espírito cívico.

A polícia científica, devidamente assistida por abalizados, experientes e exímos agentes das melhores polícias do mundo atual e contemporâneo que, num gesto de grandiosa solidariedade colocaram à disposição dos investigadores nativos todos os recursos tecnólogicos ao alcance da mão e do bolso do carrancudo gerente do tesouro nacional que, premido pelas circunstâncias, decidiu, abrir as torneiras e fazer jorrar todo tipo de moeda disponível no mercado, afinal era a própria sobrevivência do regime que estava em jogo, conclamou, em linha direta e particular, à Casa da Moeda o primeiro mandatário. De posse de todas as traquitanas possíveis e imagináveis, pistas foram levantadas, indicios sondados, suspeitos interrogados, prisões efetuadas e, ao cabo de várias horas de labuta encheu-se páginas e páginas de prosa, causos e piadas de salão com leve toque picaresco. Tal inusitada peça, demonstrativa da capacidade poética dos ávidos e vigilantes arautos da liberdade de expressão teve que ser devidamente revisada pela Academia de Letras, afinal aprovada estava a Nova Ortografia da Língua Ilhéu e tudo tinha que sair de acordo e nos conformes gramáticos circulantes. Às nove horas em ponto, o delegado chefe do comando superior investigativo, deu entrada no Ministério Público com os trezentos volumes, ricamente encardenados. O dalilografo-assistente nível II os recebeu cerimoniosamente e, com gesto magnânimamente teatral, carimbou o tiqueti do estacionamento.

Após demoradas e dinâmicas leituras, além de centenas de exames e testes grafológicos e fonopsicoaudiométricos, por parte de peritos contratados sem licitação mas amparados por decreto extraordinário de longa data, dado o caráter de urgência urgentíssima que sustenta tais exceções, constatou-se, que a peça processual não apresentava nenhuma prova concreta e palpável na qual pudesse se basear para, metódica e impiricamente, afirmar quem tinha cometido tamanho desatino contra o coração e a alma da Pátria.

Luto geral. A Liga Ecumênica de Mulheres Acima dos Trinta promoveu uma animada procissão de desagravo pelas ruas das principais cidades, o que acabou por promover a elevação do preço das velas e dos lencinhos de papel umedecidos. Alguns pontos percentuais foram acrescentados à domada mais preocupante inflação e uma ligeira valorização da moeda local em detrimento do dólar contribuiu para que as importações aumentassem e as exportações chegassem ao nível crítico mais baixo.

Avizinhava-se um cenário de terror e devastação, ainda mais quando era anunciada mais uma frente fria, seguida de fortes pancadas de chuva, vinda do Nordeste. Os argentinos não estavam ajudando em nada, muito pelo contrário mas, em compensação, a ajuda chegou em forma de centenas de milhares de abanadores de plástico com o logotipo de próspera indústria farmacêutica multinacional desejosa de homenagear o próximo campeonato de pandorgas e, de quebra, divulgar uma aspirinazinha bem baratinha que já está disponível no mercado e nas melhores lojas do ramo de todo o país, testada e aprovada no combate à gripe mexicana que insiste em pular todas as cercas de contenção.

Desanimado e cheio de culpa por não ter considerado um apigreidi na segurança palaciana, Tavinho Boa Boca, resolveu fazer um pronunciamento em cadeia nacional, transmitido que foi para os quatro cantos do mundo moderno e civilizado. Após um ligeiro prologo recheado de chistes humorísticos, reconheceu publicamente que:
a) Isto pode acontecer nas melhores famílias, a vida é uma caixinha de surpresas, já dizia o poeta, disse ele, e que foram os dedos mas ficaram os anéis;
b) Que a hora era de união em torno da sua reeleição, programada para daqui a seis e, desde já, contavam com o voto de todos os ouvintes, videntes e, principalmente, de todos os seus parentes e aderentes.
c) Que jurava ali, para todo mundo ver, de pés juntos e braços abertos, que os culpados por tão insidiosa afronta seriam punidos exemplar e severamente na forma da lei - aguardassem para ver! E que, ao contrário do que certos bufantes empesteadores do nosso azul dulcíssimo ar, por aqui não haveria retrocessos, marcha rés, passo atrás ou ciranda cirandinha por mais que apostassem nelas os especuladores da bolsa alheia.
d) Fazia questão de deixar bem claro que a sua administração, sob a sua batuta, estava fazendo de um tudo para que o próximo campeonato mundial de cafifas, programado para daqui a quatro anos - qual toda a Ilha vem contando para sair definitivamente do buraco e adentrar finalmente ao andar de cima - entrasse para a história como o maior feito que uma nação moderna já perpetrou por estes e outros cantos desta Terra tão carente de novas perspectivas e alternativas que nos livre da herança maldita do passado de tão recente memória.

Aplaudido e ovacionado pela claque durante exatos quinze minutos, solicitou, encarecidamente, que tudo mundo fosse para suas casas, cuidar de suas vidas no recesso de seus lares privados, porque amanhã é dia de branco e não se fala mais nisso. Den chou masti gol on e quem vive de passado é museu!



Um comentário:

  1. Amigo, acho que o Tavinho Boa Boca vem a sr primo do Alfredinho Dá volta..

    Abraço!

    ResponderExcluir