sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

O Treinamento

Domingo. Jornal. Caderno de Empregos. A maioria dos anúncios pede envio de curriculum através de caixa postal: que droga! Ops, um salva a pátria.
Segunda. Acorda cedo, faz a barba e sonha: “homem entre 21 a 50 anos”... cai como uma luva. Três xícaras de café... esquece a fruta. Dois cigarros além e lá foi perder-se no meio da multidão.
- Por favor... só um instante... aceita um cafezinho? Estremece: “vendas, não, por favor”! Sala apertada. Diante do poster vociferando oito qualidades de um campeão, aguarda.
O sexagenário recrutador, com simpatia estudada, apoiado nas cãs, inicia: metalúrgica, fabricante de filtros purificadores de água, 17 anos no mercado, mais de 300 escritórios comerciais, exportando atualmente para 28 países...
- Começamos produzindo 180 unidades/dia. Hoje vendemos 30.000/mês. São vários modelos, todos aprovados em testes rigorosíssimos. O modelo mais recente, Ecologic Line, é a joia da coroa... O povo gosta, vocês sabem, nome estrangeiro chama atenção. Este aparelho é um sofisticado sistema de três filtros à base de carvão ativado. Fornece água gelada, natural e saudavelmente fresca. Demos um de presente ao padre Marcelo no programa da Hebe. Posso dizer que a nossa água, além de pura, agora é benta! Aplausos. Risos. Apupos.
Conclui afirmando a solidez do grupo, a competitividade do produto (marca sinônimo de qualidade) e exige um vídeo onde é mostrado o processo produtivo e comercial. Uma frase pontifica o epílogo: Empresa 100% brasileira! E o locutor complementa: A serviço da saúde!
Um assistente aproveita a deixa e enumera a melhor parte.
- De acordo com o desempenho individual a ser observado durante treinamento de quatro dias, qualquer um de vocês, mesmo sem experiência, pode vir a integrar o quadro de TLMKT ativo/receptivo da empresa, com todos os benefícios decorrentes: VT, VR, SV, CN, AM... Além do fixo em carteira, comissões variáveis entre 10 a 15% dependendo do produto, mais bônus semanal àqueles que completarem a cota.
Feitas as contas, viu que os olhos da mulher estouraram nas órbitas.
- A aquisição do purificador é automática, pois é notória a impropriedade da água que consumimos.
Outro assistente saca as provas de uma pasta estufada com recortes, panfletos, reportagens de inúmeros jornais denunciando a contaminação dos rios e a falência do sistema de tratamento de água.
- Este material deverá ser utilizado por vocês como parte do arsenal técnico para um bem sucedido fechamento de contrato.
Alguma coisa o morde por dentro... não controla o impulso.
- O que a empresa tem feito em relação à conservação dos mananciais?
Só então percebe que havia perdido uma boa oportunidade de ficar com a boca fechada.
- Isto não nos compete. Pagamos impostos altíssimos. É claro que cada um de nós é responsável mas... o que fazer? A vida é dura mas é a vida e o ser humano é, por natureza, destruidor. E nós, profissionais, temos que sobreviver, não é verdade?
Uma mocinha levanta o dedo: “Posso vender para alguém da família”? O rapaz de pele lustrosa e empapuçadinho responde que não mas que gostaria de saber o telefone do parente. Risos. Palmas. Apupos.
Silêncio! Quem ouviu? A mulher: “Quando é que você vai tomar juízo”?


Nenhum comentário:

Postar um comentário