segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Pequenos Lapsos

Quando cheguei no prédio o porteiro avisou que a proprietária deveria ligar autorizando a visita ao apartamento.
- Ela disse que pedisse ao senhor que ligasse.
- De jeito nenhum, ela sabe da norma do condominio.
- Tem um telefone publico aqui por perto?
- Virando ali a esquerda, lá em cima.
Tinha um cartao com apenas tres creditos. Será que daria? Anda, anda, anda... nada de orelhao. Mais um pouco... enfim!... Quebrado! Na outra esquina: quebrado! Sério: comecei o dia com o pé esquerdo. Chego na rua adjacente. Quem diria: um orelhao intacto.
- Dona Lucia, o porteiro pede que a senhora ligue... pi, pi, pi! Ligo de novo... ocupado. Ligo outra vez, alguem atende mas a ligaçao cai. Acabaram meus créditos (palavrao). Banca de jornal, banca de jornal... ali! Os cartoes acabaram (mais um palavrao). Desço uma escadaria. Compro um cartao com o total máximo de créditos.
- Dona Lucia, o porteiro...
- Já autorizei!
- `brigado!
Dez horas da manha. Retorno ao prédio. Espero na calçada a possivel locatária durante uma hora. Quem disse que ela apareceu? Volto ao escritorio tentando sonhar com a minha comissao. Se der certo, ganho o mes. A recepcionista diz que tem recado para mim, um pedido de retorno telefonico. Adivinhem de quem?
- O senhor disse que daria um retorno assim que chegasse lá!
Nao me lembro disso nao! - Olha, tem que ser agora. Disponho de uns quarenta minutos.
Ela é louca o que? (Outro palavrao!) Combinamos ontem que ela me encontraria no local as dez horas, se me lembro agora.
- Nao acha melhor depois do almoço? Tenho que...
- Nao, tem que ser agora. Encontre-me lá dentro de meia hora.
Até a avenida gasto 10 minutos, depois o onibus... hora de rush... nao vai dar, por baixo gastarei uns 45 minutos para chegar ate lá. É melhor pegar um taxi. Uns vinte reais resolvem o problema. Tudo bem, a comissao vai ser boa mesmo! Cheguei em cima da hora.
-Oi, a cliente decidiu vir agora. O porteiro sorri um risinho que me pareceu de deboche. Cinco, dez, quinze minutos na calçada... (mais outro palavrao!) teria dado tempo se tivesse vindo de onibus, joguei vinte paus no ralo. Mas lá está ela, finalmente.
Adorou o apartamento, adorou o preço, perfeito, dentro do seu orçamento. Só uma coisinha: será que a proprietária permitiria a divisao da enorme sala, permitindo a criaçao de mais um quarto, sabe: para o irmaozinho que estava estudando em Sao Carlos e vinha todo final de semana visitá-la? Mas o apartamento tinha quatro quartos, mais um para que? Nao me atrevi a formular esta indagaçao, limitei-me a dizer que a dona Lucia provavelmente nao criaria caso, como de fato nao criou. Criou um verdadeiro barraco foi quando mencionei o valor do aluguel.
- Quem botou este preço?
- É o que consta da ficha cadastral do imovel, dona Lucia!
- De jeito nenhum. Aquele apartamento vale, no minino quatro mil... mas deixo por tres e quinhentos.
Minha gerente nao deu a menor força, ainda mais porque o erro tinha sido dela - é da sua inteira responsabilidade o preenchimento dos descritivos dos imoveis.
- É sempre assim, quando encontramos inquilino o dono sempre aumenta o preço. Agora é com voce, hora de mostrar competencia, meu rapaz!
Penso na cliente. Primeiro darei a boa noticia. Depois seja o que deus quiser. Resolvo assumir toda a culpa.
- Doutora, a proprietária permitiu a divisao da sala, nao é sensacional? Acho que voces duas poderao, no futuro, vir a ser boas amigas. Ela é advogada, a senhora pratica a medicina, certamente tem muitas coisas em comum, nao é verdade? A senhora pode mudar hoje, se assim o desejar. Inclusive posso indicar uma otima transportadora, deixarao seu novo apartamento todo montadinho e se responsabilizam por eventuais danos aos seus pertences. Repoem qualquer coisa que eventualmente possa se quebrar no transporte, sem qualquer acrescimo no valor combinado, nao é uma maravilha? A senhora pode ficar tranquila. Ahn, agora, um pequeno detalhe... quanto ao valor... houve um pequeno engano da minha parte...
- Olha, minha oferta final é dois e quinhentos.
- É... parece que... mais o diferença é tao pouca, doutora. Além do mais a senhora gostou tanto do apartamento!
- Quanto?
- Qua...tro... mas podemos deixar por tres e....
- Nada feito, seo Correia. Olha, agora estou em consulta. Depois a gente se fala.
Só me resta pegar minha filha na escolinha.
- A mae dela já levou.
Quando chego em casa, minha mulher disse que estando por perto quis me fazer uma surpresa e que eu nao tomava jeito mesmo: sempre atrasado nos meus compromissos.
- Falta de comunicacao.
- Voce devia comprar um celular.

Um comentário: